(21) 3415-9400 | (21) 9856-63670      redetrauma@redetrauma.com.br    |   

18 de outubro - Dia do Médico, os Guardiões da Saúde

A História

Lucas nasceu no dia 18 de outubro e viria a escrever o Novo Testamento enquanto se dedicaria a tratar e curar pessoas em suas peregrinações. Mais tarde, canonizado pela Igreja Católica, virou São Lucas, Padroeiro da Medicina. Por isso a data de seu nascimento é até hoje celebrada como o Dia do Médico, este profissional tão importante para a nossa sociedade. 

As primeiras áreas da Medicina foram da psiquiatria, pediatria e cardiologia. Somente no século XX estudos sobre genética, microbiologia, bioquímica e outras áreas tiveram êxito. Nesse contexto, novas técnicas de avaliação e diagnóstico foram desenvolvidas, possibilitando o tratamento e a cura de diversas doenças antes insolúveis. Com o tempo, os campos de atuação profissional também foram se expandindo e hoje já se contabiliza, em média, 52 especialidades no Brasil - todas devidamente aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Médico

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável vai muito além de apenas estar livre de doenças, trata-se de uma condição que mantém um equilíbrio entre os estados físico, mental, psicológico e social, na qual o indivíduo tem mais qualidade de vida. Os médicos são os profissionais preparados para garantir uma boa parte desses itens à população.

Entre seus principais conhecimentos estão a anatomia e o funcionamento do corpo humano; as características, o diagnóstico, os tratamentos e a cura para as enfermidades, além da ação dos medicamentos no corpo. Por isso a automedicação é sempre contraindicada.

O médico está apto a avaliar e acompanhar o paciente, mas também a lidar com riscos e complicações possíveis - o que exige grande senso de responsabilidade, empatia e comprometimento com outro ser humano. 

O Ortopedista

A Ortopedia aborda a prevenção, o tratamento e a cura de patologias e deformidades associadas ao aparelho locomotor humano, que abrange ligamentos, músculos, articulações e ossos das mãos, braços, coluna, pernas, pés, quadril etc. Segundo o Conselho Federal de Medicina, já são mais de 13 mil médicos ortopedistas no Brasil, sendo ortopedia a oitava especialidade com mais profissionais no país.

É da competência do ortopedista cuidar de condições como tendinite, artrite, osteoporose, dor nos pés, hérnia de disco, bursite, distensão muscular etc. A ortopedia, no entanto, é uma especialidade multidisciplinar, que envolve também conhecimentos de traumatologia e fisioterapia - o que obriga o médico atuar em diversas áreas. Dependendo da formação, o profissional pode tratar politraumas, fraturas ósseas simples ou complexas, realizar cirurgias, orientar pacientes com problemas de postura, má formação óssea, coluna, etc.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!